Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O ser-com-o-outro na condição sorodiscordante: uma abordagem fenomenológica da vulnerabilidade individual ao HIV / The being-with-another in the serodiscordant condition: a phenomenological approach to the individual HIV vulnerability

Silva, Fernanda da Mata Vasconcelos; Senna, Sandro Márcio Moura de; Linhares, Francisca Márcia Pereira; Abrão, Fatima Maria da Silva; Guedes, Tatiane Gomes.
Rev. eletrônica enferm ; 20: 1-10, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-964146
Compreender a sorodiscordância e a vulnerabilidade individual ao HIV nas relações de ser-com-o-outro sorodiscordante. Estudo qualitativo, ancorado na Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger. Participaram do estudo oito pacientes soropositivos e suas parcerias sorodiscordantes, totalizando 16 participantes. A entrevista foi o instrumento utilizado para obtenção das narrativas vividas pelos casais. Os conceitos fenomenológicos de "ser-com" e "ser-no-mundo", descritos por Heidegger, permitiu que os sentidos e significados relacionados ao fenômeno da sorodiscordância fossem evidenciados de forma detalhada. As construções sociais de masculinidade, a reduzida capacidade do casal em negociar prática de sexo seguro, o uso da terapia antiretroviral como fator de proteção ao HIV acrescidos das influências culturais foram evidenciados como as principais situações de vulnerabilidade individual da existência sorodiscordante. A compreensão do significado existencial de ser-casal-sorodiscordante, segundo a estrutura ontológica "ser-um-com-o-outro" instiga mudanças da práxis do enfermeiro, oportunizando um atendimento diferenciado e integral ao casal sorodiscordante.
Biblioteca responsável: BR1854.9