Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos de Pessoas em Hemodiálise que Esperam por um Transplante Renal / Feelings of People undergoing Hemodialysis in the Wait for Kidney Transplantation

Farias, Maria Sinara; Maia, Izabele Cristina Guilherme; Ferreira, Glaucirene Moura Siebra; Pinto, José Reginaldo; Ferreira, Francisco Ivanildo Sales.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 22(4): 357-362, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-964233

Introdução:

a insuficiência renal crônica acarreta mudanças no estilo de vida dos clientes ocasionando limitações físicas, psicológicas, sociais e sexuais. Esses clientes podem apresentar sentimentos negativos em relação à doença, ao mesmo tempo em que também reconhecem que o tratamento possibilita a espera pelo transplante renal e com isso pode aumentar-se sua qualidade e expectativa de vida.

Objetivo:

descrever os sentimentos de pessoas em hemodiálise que esperam por um transplante renal.

Metodologia:

pesquisa do tipo descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Nefrologia e Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Os dados foram coletados em julho de 2015, com 12 pacientes com Insuficiência Renal Crônica submetidos ao tratamento de hemodiálise do serviço de nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio de uma entrevista individual e os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

após a coleta dos dados, as informações foram categorizadas em Caracterização dos participantes; Expectativas de pessoas em hemodiálise que esperam por um transplante renal; Medos em relação à doença e ao transplante renal e Contribuição da enfermagem na ampliação de esperança de vida dos dialíticos sendo discutidos com a literatura pertinente.

Conclusão:

os pacientes que realizam hemodiálise e que esperam por um transplante renal são cercados por sentimentos e expectativas positivas da realização de um transplante bem sucedido e medos relacionados ao tratamento e da morte. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; 22,4