Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Necessidades de saúde de familiares de usuários de substâncias psicoativas / Health requirements of families of psychoactive substance users

Lima, Deivson Wendell da Costa; Leite, Andreza Carla Queiroz Bezerra; Vieira, Alcivan Nunes; Leite, Amélia Resende; Luis, Margarita Antonia Villar; Azevedo, Lívia Dayane Sousa; Melo, Juce Ally Lopes de.
Rev. eletrônica enferm ; 20: 1-10, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-964285
Buscou-se compreender as necessidades de saúde de familiares de usuários de substâncias psicoativas (SPA). Pesquisa descritiva realizada com familiares dos usuários acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas. Após análise de conteúdo identificaram-se categorias necessidade de saúde como doença localizada no corpo biológico, necessidade de saúde como reprodução social e necessidade de saúde centrada nas relações e no cuidado. As necessidades de saúde são percebidas como necessidade de cuidado com corpo, mente e espírito. O que não se manifesta por meio de sinais e sintomas nem sempre é reconhecido. Identificou-se tendência em não reconhecer formas de adoecer oriundas do convívio com os usuários de SPA. Há uma demanda de compartilhar problemas com pessoas dispostas a escutar, sejam profissionais ou não. Os profissionais devem estar atentos a estas necessidades que podem implicar no esquecimento dos cuidados com a própria saúde por parte dos familiares.
Biblioteca responsável: BR1854.9