Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise dos efeitos adversos associados ao uso do anorexígeno sibutramina: revisão sistemática / Analysis of the adverse effects associated with the use of the anorexiant sibutramine: Systematic Review

Vargas, Mariana Alves e; Teixeira, Analizha Lopes; Anastácio, Lucas de Barros; Alves, Geisa Cristina Silva; Baldoni, Nayara Ragi; Chequer, Farah Maria Drumond.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(3): 313-326, 02/07/2018. tab, ilus
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-964782

Introdução:

nos dias atuais, a obesidade tornou-se um problema de saúde pública em escala global. Entre os tratamentos disponíveis, destaca-se o uso da sibutramina. Entretanto, este fármaco apresentou diversos efeitos adversos (EA), sendo os de maior relevância os cardiovasculares.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar se a terapia com a sibutramina traz malefícios à saúde humana.

Métodos:

a revisão sistemática foi realizada seguindo o protocolo PRISMA para revisões sistemáticas e utilizando as bases de dados PubMed, LILACS e SciElo. Nestas, buscaram-se estudos publicados entre 2006 e 2016, utilizando-se dos descritores "sibutramine" e "adverse effects" junto com o operador booleano "AND".

Resultados:

dezoito artigos, das 479 publicações encontradas, atenderam aos critérios de inclusão, sendo, então, utilizados para compor a presente revisão. Os EA mais encontrados foram complicações cardiocirculatórias (66,6%), sendo as mais frequentes a taquicardia e a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Adicionalmente a esses, a constipação intestinal e a boca seca/xerostomia (55,5%), cefaleia e insônia (38,8%) e alterações de humor (26,6%) também foram relatados. Além disso, o tratamento com sibutramina mostrou-se eficaz na perda de peso em 88,88% dos estudos analisados.

Conclusão:

apesar da terapêutica com sibutramina ter apresentado efetividade na redução de peso, não se pode concluir acerca da segurança desse fármaco.(AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2