Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação Brasileira de Enfermagem: as representações sociais dentro das pesquisas em enfermagem no contexto atual / Brazilian Nursing Association: the social representations within nursing research in the current context

Silva, Silvio Eder Dias da; Santos, Arielle Lima dos; Dias, Brenda Jamille Costa; Furtado, Igor Peniche; Ribeiro, Ilana Sudária de Oliveira; Seidel, Manuela Almeida; Costa, Joel Lobato da.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(3): 342-346, 02/07/2018. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-964787

Introdução:

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) foi fundada em 12 de agosto de 1926, com o propósito de defender e consolidar a Educação em Enfermagem, a Enfermagem como prática social e a investigação científica.

Objetivo:

Expor um panorama geral acerca da história da ABEn e suas contribuições para a Enfermagem brasileira.

Metodologia:

Para a construção deste trabalho, foi realizada uma revisão de literaturas e artigos durante o mês de agosto de 2017, nas bases de dados BDEnf e LILACS.

Resultados:

A partir dos cruzamentos dos dados realizados, foram encontrados os seguintes resultados disponíveis em bases de dados de 20 artigos completos, e escritos em língua Portuguesa, 19 artigos. Discussão Pôde ser observado o desenvolvimento da instituição desde que foi fundada e suas mudanças no decorrer do tempo.

Conclusão:

A explanação da história da ABEn é de grande importância para que, assim, seja compreendido todo o processo histórico da representatividade dada ao segmento da enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2