Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O uso de recursos digitais no ensino de Radiologia Odontológica: uma revisão integrativa de literatura / The use of digital resources in the teaching of Dental Radiology: an integrative literature review

Monier, Elza Bernardes; Araujo, Denizar Vianna; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de; Fernandes, Ana Carolina Uruçu Rego; Cantanhede, Luana Martins; Furtado, Manuela Almeida Montenegro.
Rev. ABENO ; 18(3): 75-83, jul.-set. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | BBO | ID: biblio-964801
Na Odontologia, diversos recursos vêm sendo adotados como estratégias de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de integrar a teoria com a prática. Este estudo objetivou levantar os principais recursos educacionais digitais na área de Radiologia Odontológica e discorrer sobre as características de aprendizagem destes recursos, de acordo com o modelo de Kirkpatrick. Realizouse revisão integrativa de trabalhos publicados no período de 2007 a 2017, nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, considerando os descritores "computer-assisted instruction"; "dental education"; "educational technology"; "radiology". A amostra final foi composta por 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, em que foram identificados os seguintes recursos educacionais digitais 3 módulos interativos baseado na Web; 3 objetos de aprendizagem digital; 2 cursos em plataforma virtual; 2 ferramentas digitais interativas; 1 software de visualização 3D; 1 simulador em radiologia oral e 1 sistema tecnológico de resposta ao aluno. A partir modelo de aprendizagem adotado, foram identificados os seguintes níveis nos trabalhos satisfação dos participantes e/ou ganho de conhecimento dos participantes antes ou depois de uma intervenção ou ambos. A presente revisão de literatura identificou 7 tipos de recursos educacionais digitais utilizados em radiologia oral, que apresentaram atitudes positivas dos alunos em relação ao e-learning em todos os estudos, além de ganho significativo do conhecimento na maioria dos estudos (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1