Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ausência de toxicidade reprodutiva e sistêmica em ratos wistar tratados com extrato seco de gingko biloba durante o período de desmame à puberdade / Absence of reproductive and sistemic toxicity in rats treated with Gingko biloba extract from weaning to puberty

Guerra, Martha de Oliveira; Peters, Vera Maria.
Rev. interdisciplin. estud. exp. anim. hum. (impr.) ; 7(único): 15-21, novembro 2015. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-964816

Introdução:

O Gingko biloba (EGb) é um fitoterápico usado há séculos, porém com poucos estudos referentes a seus efeitos sobre o período pós-natal. Estudos dessa natureza vêm sendo preconizados pela Agência Europeia de Medicina, visto que muitos órgãos completam seu desenvolvimento nesse período, inclusive o sistema reprodutor.

Objetivo:

Avaliar o efeito do extrato seco de EGb sobre o desenvolvimento do sistema reprodutor de ratos, tratados desde o desmame até o fim da puberdade. Métodos. Ratos Wistar foram tratados com 25mg/kg/massa corporal (EGb 25); 50 mg/kg (EGb 50) e 100 mg/kg (EGb 100). Controle (C ­ 0,1ml água destilada), por gavage dos 25 aos 45 dias de vida pós-natal. Variáveis observadas indícios clínicos de toxicidade sistêmica, peso corporal, descida dos testículos, evolução da morfologia da glande, peso de rins, baço e fígado e dos órgãos do sistema reprodutor. Hematimetria, Concentração de hemoglobina. Concentração de espermatozoides na secreção epididimária.

Resultados:

Não foram encontradas diferenças significativas em quaisquer das variáveis.

Conclusão:

A exposição ao extrato seco de EGb durante o período pré-puberal e puberal em ratos Wistar não altera o desenvolvimento do sistema reprodutor masculino.
Biblioteca responsável: BR1.1