Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Presenteísmo na enfermagem: repercussões para a saúde do trabalhador e a segurança do paciente / Nursing presenteeism: repercussions on workers' health and patient safety / Presentismo en la enfermería: repercusiones para la salud del trabajador y la seguridad del paciente

Vieira, Manoel Luís Cardoso; Oliveira, Elias Barbosa de; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Lisboa, Marcia Tereza Luz; Progianti, Jane Marcia; Costa, Carolina Cabral Pereira da.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e31107, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-964859

Objetivo:

analisar as repercussões do presenteísmo para o processo de trabalho da enfermagem em hospital de ensino.

Método:

qualitativo, descritivo, tendo como campo um hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com 39 trabalhadores de enfermagem, em 2014. Projeto aprovado em comitê de ética. Aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos.

Resultados:

os problemas de saúde como os osteomusculares e respiratórios referidos pelos trabalhadores podem ser intensificados diante das exigências do trabalho no ambiente hospitalar. Há repercussões para o desempenho devido às limitações do trabalhador e à morosidade na realização de cuidados com sobrecarga da equipe, conflitos no relacionamento interpessoal e interferência na qualidade do serviço.

Conclusão:

há necessidade de uma politica institucional com vistas a minimizar a ocorrência do presenteísmo no trabalho e os prejuízos para o desempenho e a qualidade do serviço.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1