Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Indicaciones de autocuidado para el adulto mayor cuidador de niños: Una mirada desde enfermería / Self-Care Instructions for the Elder-Caregiver of Children: ALook from Nursing / Indicações de autocuidado para o idoso cuidador de crianças: Um olhar desde a enfermagem

Quevedo-León, Liliana; Alvarado, Herly Ruth.
MedUNAB ; 20(3): 362-367, 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-965158

Introdução:

De acordo com o relatório "envelhecimento demográfico. Colômbia 1951-2020 dinâmicas demográficas e estruturas populacionais", a população com mais de 60 anos é maior do que outros. Esse fato, coloca grandes desafios para o profissional de enfermagem que deve preparar e contribuir para atender as diferentes necessidades de saúde dos idosos, ainda mais se se considera que eles se tornam cuidadores de seus netos voluntariamente ou por compromisso, devido à mudanças na estrutura familiar dada por divórcios, migração, mães solteiras, entrada de mulheres na vida estudantil e profissional, entre outras, que mudam os papéis na estrutura das familias.

Objetivo:

Identificar, como o cuidado de seu neto, afeta a saúde do adulto mais velho que exerce esse papel, a fim de evitar ou prevenir as complicações causadas por esta tarefa. Discussão Este papel do cuidador implica aspectos positivos e negativos na saúde dos idosos; negativa como deixando em segundo plano seu autocuidado e sua vida social; e como um efeito positivo, sentimentos de satisfação, como sentir-se útil e produtivo.

Conclusões:

Embora o estado de saúde do adulto mais velho que desempenha o papel de cuidador para seu neto seja afetado de forma positiva e negativa, neste estudo o aspecto negativo é enfatizado porque pode haver maior risco de problemas emocionais, cardiovasculares e músculo-esqueléticos, bem como o uso de estratégias para reduzir esses riscos. [Quevedo-león L, Alvarado HR. Indicações de autocuidado para o idoso cuidador de crianças Um olhar desde a enfermagem. MedUNAB 2017-2018; 20(3) 362-367].
Biblioteca responsável: CO179.1