Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Absenteísmo-doença entre servidores públicos do setor saúde do Distrito Federal / Sickness absence among public workers in the healthcare sector of the Federal District, Brazil

Lemos, Diogo Sousa; Escalda, Patrícia Maria Fonseca; Paz, Leonardo Petruz da Silva; Leão, Ana Lúcia de Melo.
Rev. bras. med. trab ; 16(3): 336-345, out.2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-966077

Introdução:

Descrever o perfil e os indicadores de absenteísmo-doença entre servidores de 18 unidades de saúde pública de uma Regional de Saúde do Distrito Federal (Brasília), Brasil.

Métodos:

Estudo transversal de todas as licenças médicas homologadas em 2014 superiores a três dias. Os indicadores de absenteísmo-doença foram calculados de acordo com sexo, estado civil, faixa etária, nível de escolaridade, categoria profissional, tempo de serviço, carga horária e lotação.

Resultados:

A população de 2.501 servidores apresentou 2.205 licenças médicas que resultaram em 40.755 dias de trabalho perdidos. Os indicadores demonstraram prevalência de absenteísmo-doença de 39%, índice de frequência de licenças de 88%, índice de gravidade de 16 dias, duração média do absenteísmo-doença de 42 dias e duração média das licenças de 18 dias. Mais de 85% dos dias perdidos foram atribuídos aos servidores com recorrência de licenças médicas. Transtornos mentais e comportamentais, além das doenças osteomusculares, representaram maiores causas de afastamento.

Conclusão:

O planejamento das ações em saúde do servidor exige o conhecimento das características dessa população, bem como do perfil de morbidade. Os resultados apresentados expressam a magnitude do absenteísmo- doença no setor saúde do serviço público e apontam para a necessidade de mudanças profundas na organização do processo de trabalho, com intervenções inovadoras nos espaços profissionais
Biblioteca responsável: BR1.1