Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sbaja a novel foliar applied growth and yield enhancer in Malaysia / Sbaja, um novo potenciador de crescimento foliar aplicado e de rendimento na Malásia

Shafiee, Mohd Izzat; Baki, Burhanuddin A; Khandaker, Mohammad Moneruzzaman; Mispa, Muhammad Shakirin; Bakar, Baki Hj; Boyce, Amru Nasrulhaq; Saad, Johari M; Aziz, Tengku Abdul.
Biosci. j. (Online) ; 34(4): 858-867, july/aug. 2018. tab, graf, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-967025
Os testes de eficácia do produto durante 2006 a 2010 com SBAJA (um novo spray foliar cientificamente formulado) em estufa e ensaios de campo em várias localizações registraram aumento mensurável nos teores de clorofila, crescimento robusto e mais saudável das culturas e aumento do rendimento e da produção de biomassa. No ensaio de campo, plantas de arroz recebendo adubo NPK normal nas doses de 1005030 serviram como controle e foram tratadas com SBAJA aos 40 e 60 dias após a semeadura (DAS). Todos os experimentos foram dispostos no formato Randomized Complete Block (RCB) e replicados cinco vezes. Número de perfilhos e características da panícula; comprimento, peso, número de grãos, número de grãos preenchidos foram significativamente aumentados com o tratamento com 1300 SBAJA. Além disso, o peso de 1000 grãos e o rendimento de arroz aumentaram significativamente com os tratamentos da SBAJA. Aplicações normais de fertilizantes em testes de campo aumentados com a SBAJA em 2008-2010 no Projeto Selangor North West (SNWP), registraram aumento mensurável na produção de arroz de 25-30% de 6,2 a 6,5 toneladas/ha para 7,8 a 8,9 toneladas/ha. Conclui-se que a pulverização foliar com SBAJA aos 40 e 60 dias após a semeadura aumentou o crescimento e o rendimento do arroz em estufa e em campo.
Biblioteca responsável: BR396.1