Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relações entre uso de álcool e violência entre parceiros íntimos: estudo seccional / Relationship between alcohol consumption and violence between intimate partners: a sectional study / Relaciones entre uso de alcohol y violencia entre compañeros íntimos: estudio seccional

Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Moura, Anna Tereza Miranda Soares de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 15(4): 617-623, Dec 2016. tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-967501

OBJETIVO:

analisar a associação entre o uso de álcool e a co-ocorrência de violência entre parceiros íntimos em uma amostra de usuárias da Estratégia Saúde da Família de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

foi realizado estudo seccional com amostra de 476 mulheres com idade entre 25 e 64 anos, com parceiros íntimos há pelo menos um ano. Os instrumentos utilizados foram validados e adaptados transculturamente para uso brasileiro.

RESULTADOS:

observou-se associações estatisticamente significantes entre o uso de álcool pela mulher e a co-ocorrência de violência íntima (OR4,2), incluindo as formas psicológica (OR4,6), física (OR2,7) e sexual (OR2,2).

CONCLUSÃO:

os resultados chamam atenção para a possível relação entre o uso de álcool e a violência entre parceiros íntimos. IMPLICAÇÕES PRÁTICAS o rastreamento sistematizado de uso de álcool pode ser utilizado como importante marcador na suspeição de casos de violência na saúde da família, ampliando as possibilidades de atuação das equipes.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1