Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A dinâmica familiar frente ao risco de morte ­ uma análise sistêmica do processo de hospitalização / Family Dynamics Face The Risk Of Death - A Systemic Analysis Of The Hospitalization Process / La dinámica familiar frente al riesgo de muerte ­ un análisis sistémico del proceso de hospitalización

Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo; Gomes, Daniela Rodrigues Goulart; Reis, Sabrina Oliveira; Santos, Caio Lopes dos; Oliveira, Fabiana Aguiar de.
Ciênc. cuid. saúde ; 16(3)jul. -set. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-967627
Este estudo objetivou compreender a dinâmica adaptativa do sistema familiar vulnerável à morte e ao morrer. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida em um hospital público, com nove famílias, delimitadas pela saturação dos dados. A coleta de dados ocorreu no período de abril a maio de 2015 por meio de entrevista semiestruturada e desenvolvimento de Genograma e Ecomapa familiar, analisados mediante Discurso do Sujeito Coletivo. Utilizamos como fundamento teórico o Pensamento Sistêmico. Os resultados envolveram 05 eixos modulação sistêmica para superação da crise, equipe de saúde como parceira no processo de enfrentamento saudável, rede social como elemento protetor, espiritualidade como fonte de apoio, e recursos financeiros como sustento necessário. Concluímos que a família expressa interações sistêmicas adaptativas e resilientes frente ao processo de hospitalização, a partir de recursos próprios, da equipe de saúde e da rede de apoio socioeconômica e espiritual. Assim, inferimos que os profissionais de saúde devem aperfeiçoar seu saber-fazer e o cuidado junto à família, sugerindo-se a abordagem Sistêmica como metodologia inovadora a uma práxis de cuidados integrais à família vulnerável à morte e ao morrer no contexto hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1748.9
Localização: BR513.1; 610.73, CCS, v.16, n.3