Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos de interesse e preparo dos enfermeiros de terapia intensiva sobre injúria renal aguda / Aspects of interest and preparation of intensive therapy nurses to act in the care of acute kidney injury / Aspectos de interés y preparación de enfermeros de cuidados intensivos sobre lesión renal aguda

Melo, Geórgia Alencar; Silva, Renan Alves Silva; Aguiar, Letícia Lima; Pereira, Francisco Gilberto; Caetano, Joselany Áfio.
REME rev. min. enferm ; 22: e-1135, 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968655
Objetivou-se avaliar os aspectos de interesse e preparo de enfermeiros de terapia intensiva para atuar no cuidado a pacientes com injúria renal aguda. Trata-se de estudo transversal, avaliativo, realizado em sete hospitais públicos, com 136 enfermeiros, sendo avaliados o interesse e o preparo sobre o cuidado a pacientes com injúria renal aguda em terapia intensiva. A análise inferencial foi realizada por meio do teste qui-quadrado. Evidenciouse elevado interesse em aprender sobre a temática (n=125), sobre a gestão das máquinas (n=119) e em participar de curso teórico ou prático (n=126), visto que se sentem despreparados (n=88) e mencionam insegurança (n=111) em cuidar dos pacientes com injúria renal aguda. Não houve treinamento na admissão específico para a hemodiálise (n=136) e somente cinco enfermeiros relataram treinamento oferecido pela instituição. O interesse em aprender sobre a temática é elevado, no entanto, o preparo ainda é incipiente, o que demonstra a necessidade de mais investimentos em ações de capacitação ofertadas pela instituição voltadas para o enfermeiro intensivista que presta cuidado ao paciente com injúria renal aguda.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2