Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidado cultural dos pais na promoção do desenvolvimento infantil / The parents' cultural care towards promoting child development / Cuidados culturales de los padres en la promoción del desarrollo infantil

Oliveira, Edina Araújo Rodrigues; Rocha, Silvana Santiago da.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(2, n. esp): 397-403, jan. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-969528

Objetivo:

Compreender como os pais promovem o desenvolvimento infantil às crianças menores de cinco anos no contexto familiar, estabelecendo cuidados de enfermagem à luz da teoria de Madeleine Leininger.

Métodos:

Estudo de natureza descritiva exploratória, qualitativa, desenvolvida com mães ou pais de crianças menores de cinco anos de idade, cadastradas na estratégia Saúde da Família de Picos ­ Piauí. A investigação cumpriu os princípios éticos da Resolução nº 466/12.

Resultados:

Os pais como os primeiros educadores a ter contato com o universo infantil, demonstraram preocupação no cuidado com o processo de desenvolvimento motor, da linguagem e mental, destaca-se a necessidade de orientações seguras dos profissionais enfermeiros, respeitando sua contribuição cultural.

Conclusão:

Percebe-se que dever ser mais explorado pelos enfermeiros o desempenho esperado para cada idade da criança no que se refere aos marcos do desenvolvimento infantil, respeitando o cuidado cultural dos genitores
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1