Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoavaliação para melhoria do acesso e qualidade da atenção básica em município do interior do Ceará / Self-evaluation to improve access and quality of primary care in a municipality in the interior of Ceará

Cavalcante, Ana Suelen Pedroza; Ribeiro, Marcos Aguiar; Albuquerque, Izabelle Mont'Alverne Napoleão; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Sales Filho, Raimundo Faustino de; Gomes, Diógenes Farias.
Rev. APS ; 21(1): 29-36, 01/01/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-970070
A Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica constitui-se como uma forma de discutir e identificar com os próprios atores do processo de cuidado as fragilidades do cotidiano da Atenção Básica e, a partir de então, subsidiar a tomada de decisão, de forma a permitir a corresponsabilidade da gestão da Atenção Básica. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizada em um município do interior do Ceará. A partir da autoavaliação, foram indicadas fragilidades, no que concerne aos aspectos relacionados à gestão do trabalho, à infraestrutura e equipamentos, à organização do processo de trabalho, à atenção integral à saúde e à participação social e satisfação do usuário. Assim, as intervenções tiveram como eixos norteadores a Educação Permanente e a articulação/diálogo com a comunidade e entre os trabalhadores. Nesse sentido, a autoavaliação constitui-se como um meio e processo potente de transformação das práticas de atenção à saúde das famílias, uma vez que a equipe de saúde reflete a realidade dos serviços e ações, por meio de padrões de qualidade.
Biblioteca responsável: BR378.1