Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

(In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem / (In)visibility of mental health at the National Seminar on Nursing Education Guidelines / (In)visibilidad de la salud mental en el Seminario Nacional de Directrices para la Educación en Enfermería

Queiroz, Aline Macêdo de; Florencio, Raíssa Millena Silva; Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Elizabeth; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Amestoy, Simone Coelho.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e31292, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-970284

Objetivo:

analisar a produção científica divulgada nos SENADEn® sobre a educação/formação em saúde mental após a instituição da Política Nacional de Saúde Mental.

Método:

estudo descritivo documental; dados coletados nos Anais do SENADEn® no período 2002- 2014. Incluídos os resumos que apresentaram no título pelo menos um dos descritores saúde mental, enfermagem psiquiátrica e/ ou psiquiatria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Respeitados os direitos autorais e não houve necessidade de submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

dos 21 resumos selecionados, a maioria citou descritores, foram elaborados por três autores e objetivaram relatar experiências do processo ensino/aprendizagem em nível superior. Predominaram estudos da Região Sudeste, publicados em 2012; e que não apresentaram a temática numa perspectiva transdisciplinar.

Conclusão:

constatou-se a invisibilidade da temática nos Anais, o que não se coaduna com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde e com a necessidade de consolidar a educação/formação em enfermagem em saúde mental no paradigma da atenção psicossocial.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1