Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Indicadores antropométricos, metabólicos e hemodinâmicos como preditores da síndrome metabólica em adolescentes / Indicadores antropométricos, metabólicos y hemodinámicos como predictores del Síndrome metabólico en adolescentes / Anthropometric, metabolic and hemodynamic indicators as predictors of metabolic syndrome in adolescents

Moura, Thais Norberta Bezerra de; Leal, Jéssica Denise Vieira; Sousa, Gisely Silva; Sousa, Regianne Kellyne Carneiro de; Oliveira, Edina Araújo Rodrigues; Lima, Luisa Helena de Oliveira.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(3): 1-10, 31/10/2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-970395

OBJETIVO:

Predizer a síndrome metabólica em adolescentes a partir de indicadores antropométricos, metabólicos e hemodinâmicos por análise de sensibilidade e especificidade.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado entre julho de 2015 e março de 2016, com 186 adolescentes de oito escolas particulares do município de Picos, Piauí, Brasil. Coletaram-se os dados por meio de um formulário adaptado com informações sobre medidas antropométricas, metabólicas e pressão arterial nas dependências das escolas de forma individual em sala reservada para tal. Após um jejum noturno de 12 horas, realizou-se uma coleta de sangue venoso para posterior análise bioquímica. Utilizou-se o teste T para amostras independentes para comparação de médias dos indicadores com nível de significância de p < 0,05. Para seleção dos pontos de corte, adotaram-se as curvas receiver operating characteristic (ROC), utilizando-se os valores com sensibilidade e especificidade mais próximos entre si e não inferiores a 60%.

RESULTADOS:

Houve prevalência do sexo feminino (61,8%; n= 114), idade entre 15 a 19 anos (57,5%; n=106) e da síndrome em 2,7% (n=5) da amostra. Quando analisada a área sob a curva (AUC) ROC, encontraram-se como preditores significativos da síndrome na amostra total o índice de conicidade (AUC = 0,83), a lipoproteína de alta densidade (AUC = 0,88), a pressão arterial sistólica (AUC = 0,86) e a pressão arterial média (AUC = 0,84).

CONCLUSÃO:

Os indicadores investigados demonstraram-se preditores da síndrome metabólica, merecendo destaque o índice de conicidade, a lipoproteína de alta densidade, a pressão arterial sistólica e a pressão arterial média. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1