Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Disforia de Gênero em crianças: revisão integrativa da literatura e recomendações para o manejo na Atenção Primária à Saúde / Gender Dysphoria in children: integrative literature review and management recommendations in Primary Health Care / Disforia de Género en niños: revisión integrativa de la literatura y recomendaciones para el manejo en la Atención Primaria a la Salud

Mariano, Tatiana da Silva Oliveira; Pires, Rodrigo Otávio Moretti.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 13(40): 1-11, jan.-dez. 2018. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-970980

Introdução:

Disforia de Gênero em crianças é um tema pouco abordado no treinamento clínico, apesar do aumento do interesse das famílias sobre as questões de gênero.

Objetivos:

Realizar revisão integrativa de pesquisas sobre Disforia de Gênero em crianças e identificar recomendações para o manejo na Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura utilizando termos MeSH nas bases de dados Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo para artigos publicados entre 2008 e 2018 que utilizaram crianças transgêneras em suas análises.

Resultados:

Dos 2.488 artigos identificados pela chave de busca, 12 artigos foram selecionados para estudo. A maioria de centros especializados no atendimento a crianças transgêneras em quatro países. O profissional de saúde deve realizar anamnese direcionada às questões de comportamento da criança em casa e na escola, dinâmica familiar, contexto cultural, história familiar de não conformidade de gênero, vida social da criança e segurança infantil. Deve-se atentar para a avaliação psicossocial adequada para a idade da criança. Cabe à equipe de Atenção Primária à Saúde esclarecer as principais dúvidas das famílias, realizar a suspeita diagnóstica e encaminhar ao centro especializado no atendimento a crianças transgêneras do seu estado.

Conclusão:

Cabe à equipe de Atenção Primária à Saúde providenciar um ambiente acolhedor e sem discriminação para que estas famílias sejam avaliadas e conduzidas de forma adequada.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1