Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fendas orais no Sistema Único de Saúde Alagoas: definição de modelo para referência e contrarreferência em genética / Oral clefts in the Unified Health System Alagoar: defining a model for reference and counter reference in genetics

Monlleó, Isabella Lopes; Monteiro, Gabriella da Silva; Machado, Janine Cabral; Barros, Amanda Gabriela Rosendo de; Andrade, Ana Karolina Maia de; Oliveira Júnior, Genival Viana de; Brito, Gisele de Melo; Bergamini, Luna Lira; Nascimento, Diogo Lucas Lima de; Fontes, Marshall Italo Barros; Lopes, Vera Lúcia Gil da Silva.
Comun. ciênc. saúde ; 28(1): 23-30, jan. 2017. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-972642
Fendas orais são malformações prevalentes, requerem cuidado multiprofissional do nascimento até a vida adulta, envolvendo promoção da saúde, prevenção de comorbidades e reabilitação clínico-cirúrgica. Em Alagoas, a atenção nesta área não está estruturada resultando em iniquidades e fragmentação do cuidado. Neste estudo foi concebido e testado um sistema de referência e contrarreferência em genética usando as fendas orais como modelo.

MÉTODOS:

(a) articulação com a Secretaria de Estado da Saúde para conceber o fluxo do sistema; (b) pactuação com gestores em maternidades dos municípios-alvo; (c) capacitação dos profissionais;(d) desenvolvimento de materiais informativos (formulários, manuais,cartazes etc.); (e) os dados dos pacientes foram coletados através da Cran Flow® durante as consultas médicas e analisados usando Microsof tExcel e Epi-Info™ .

RESULTADOS:

A partir da articulação entre os municípios-alvo e o Serviço de Genética Clínica, 50 pacientes foram referidos e contrarreferidosentre outubro/2014 e fevereiro/2016. Este número foi igual à soma de atendimentos oriundos da demanda espontânea à Genética no período 2010-2016. Em linhas gerais, as características genético-clínicas corroboraram a literatura. Chamou a atenção a baixa frequência dediagnóstico pré-natal inclusive em casos sindrômicos. Baixa escolaridade materna, recorrência familial e ingestão de álcool na gravidez foram os fatores de risco mais prevalentes.

CONCLUSÕES:

o sistema de referência e contrarreferência mostrou-se válido e passível de extensão a outros defeitos congênitos e estados brasileiros.Os resultados também forneceram subsídios para a construção de uma política de saúde voltada para as necessidades específicas de pessoas com fendas orais em Alagoas.
Biblioteca responsável: BR599.1