Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção do paciente renal crônico sobre a vivência em hemodiálise / La percepción del paciente renal crónico sobre la experiencia en hemodiálisis / Chronic renal patient perception on experience in hemodialysis

Castro, Renata Ventura Ricoy de Souza; Rocha, Renata Lacerda Prata; Araujo, Bruna Fernanda Macedo; Prado, Karen Fraga do; Carvalho, Thais Fernanda Soares de.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-973251
A hemodiálise é o tratamento mais indicado para os pacientes com insuficiência renal crônica.

OBJETIVO:

Compreender a percepção do paciente portador de IRC que se submete a hemodiálise, bem como conhecer os fatores que dificultam e/ou facilitam essa experiência e as estratégias de enfrentamento.

MÉTODO:

Por meio de uma pesquisa de campo, de delineamento qualitativo, foram entrevistados nove pacientes que fazem hemodiálise em um hospital geral particular de Belo Horizonte. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:

O estudo evidenciou que, apesar dos benefícios da hemodiálise, que impactam inclusive na melhora da qualidade de vida do paciente, a sua percepção sobre o tratamento ainda é negativa, considerando que restringe suas atividades diárias. Somam-se os sentimentos de tristeza e revolta, envoltos à essa vivência. Destacam-se o apoio da família, a em Deus e apoio da própria equipe de saúde, como forma de enfrentar as dificuldades advindas do tratamento.

CONCLUSÃO:

Considerando esse impacto sobre a vida do paciente, é essencial ampliar o conhecimento e compreensão acerca dessa vivência, a fim de que todos os envolvidos possam refletir sobre ela e, a partir daí, promover discussões que poderão, entre outros benefícios, nortear a prática, melhorar o entendimento, e qualificar a assistência prestada.
Biblioteca responsável: BR1259.1