Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teoria do conforto como subsídio para o cuidado clínico de enfermagem / Teoría del confort como soporte para el cuidado clínico de enfermería seguro / Comfort theory as support for a safe clinical nursing care

Mendes, Raquel Silveira; Cruz, Amanda Miranda; Rodrigues, Dafne Paiva; Figueiredo, Juliana Vieira; Melo, Ana Virgínia de.
Ciênc. cuid. saúde ; 15(2): 390-395, Abr.-Jun. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974842
RESUMO O estudo objetivou refletir sobre a teoria do conforto e seus fundamentos teórico-filosóficos como subsídio para o cuidado clínico de enfermagem ao indivíduo, família e comunidades. Kolcaba acredita que estado de conforto pressupõe ausência de preocupação, dor, sofrimento, entre outros, como causa ou efeito de desconforto. A teorista considera que os pacientes esperam receber cuidados de saúde competentes, individualizados, culturalmente sensíveis e integrais. Neste sentido, os cuidados de enfermagem devem ser direcionados não apenas para as necessidades físicas e biológicas dos indivíduos, tampouco para as necessidades expressas pelo ser cuidado em todas as suas dimensões existenciais. Consideramos que o presente estudo nos permitiu realizar uma reflexão sobre a Teoria do Conforto, que está embasada na compreensão das necessidades do outro, fazendo com que o cuidado seja realizado de forma individualizada. Por meio dessas ações de cuidado, serão gerados o conforto e o bem-estar do paciente. Para isso, faz-se necessário que os enfermeiros tenham habilidades para relacionar conceitos, práticas e o conhecimento de uma teoria, assim poderão ter um direcionamento para que se possa aplicar na prática profissional, concebendo um cuidado clínico de forma segura ao paciente.
Biblioteca responsável: BR513.1