Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção do idoso com diabetes acerca de sua doença e o cuidado de enfermagem / La percepción de los ancianos con diabetes sobre su enfermedad y cuidados de enfermería / The perception of the elderly with diabetes on their disease and the nursing care

Lima, Adilson Fernandes; Moreira, Andréa Carvalho Araújo; Silva, Maria Josefina da; Monteiro, Paula Andréia Araújo; Teixeira, Priscila Gonçalves.
Ciênc. cuid. saúde ; 15(3): 522-529, Jul.-Set. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974852
RESUMO A Diabetes tornou-se um importante problema de Saúde Pública, frente ao envelhecimento populacional. O enfermeiro deve dispor de um atendimento holístico no cuidado aos idosos diabéticos, visando a sua qualidade de vida. Objetivou-se conhecer a percepção dos idosos com diabetes sobre essa doença e o cuidado de enfermagem na atenção básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, realizada no município de Sobral-CE, em outubro de 2013. Participaram 13 idosos, que foram entrevistados por meio de visitas domiciliares. Após a realização da técnica de análise temática, emergiram como categorias Percepções dos idosos acerca do diabetes; Autocuidado do idoso com diabetes; O olhar dos idosos com diabetes sobre o cuidado de enfermagem na atenção básica. Percebeu-se que os idosos não tinham um conhecimento adequado sobre a doença, mas adotam práticas de autocuidado por reconhecer as complicações da doença na sua qualidade de vida. Sobre os cuidados de enfermagem, observou-se nos discursos diferentes opiniões com relação ao estabelecimento de vínculos entre enfermeiros-idosos. Portanto, aponta-se a necessidade de investir em ações de educação em saúde, além de superar as fragilidades da assistência de enfermagem, já que o estabelecimento de vínculos entre profissionais e usuários é um fator determinante no processo de cuidar.
Biblioteca responsável: BR513.1