Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos que podem influenciar a qualidade de vida da mulher mastectomizada / Aspectos que pueden influir en la calidad de vida de la mujer mastectomizada / Aspects that may influence on the quality of life of a mastectomized woman

Almeida, Natália Gondim de; Cruz, Amanda Miranda; Rodrigues, Dafne Paiva; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Figueiredo, Juliana Vieira; Fialho, Ana Virginia de Melo.
Ciênc. cuid. saúde ; 15(3): 452-459, Jul.-Set. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974866
RESUMO A retirada da mama pode influenciar nas dimensões da qualidade de vida da mulher com câncer de mama. Objetivou-se desvelar fatores que influenciam a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 21 mulheres submetidas à cirurgia de mastectomia, no período de junho a setembro de 2013, em um ambulatório de mastologia em Fortaleza/CE, Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Da análise de conteúdo emergiram duas categorias Influência positiva e Influência negativa na qualidade de vida. Fatores que influenciam positivamente surgiram apoio familiar, social e profissional, condição financeira e assistência médica; negativamente assistência médica, condição financeira, hábitos de vida não saudáveis, doença e medo de morrer. Conclui-se que conhecer fatores que influenciam na qualidade de vida da mulher mastectomizada favorece uma melhora na prática do cuidado por fortalecer ações específicas, colaborando com a qualidade de vida dessas mulheres.
Biblioteca responsável: BR513.1