Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Subjetividade dos trabalhadores de enfermagem e a prática de adaptar e improvisar materiais / Subjetividad de los trabajadores de enfermería y la práctica de adaptar e improvisar materiales / Subjectivity of the nursing workforce and the practice of adapting and improvising material

Lima, Luana dos Santos Cunha; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Pires, Ariane da Silva; Ribeiro, Liana Viana; Santos, Déborah Machado dos.
Ciênc. cuid. saúde ; 15(4): 685-692, Out.-Dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974878
RESUMO Pesquisa qualitativa, descritiva, que objetivou analisar a subjetividade dos trabalhadores de enfermagem na prática de adaptar e improvisar materiais. Os participantes foram 20 trabalhadores de enfermagem de um hospital público universitário. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, submetendo-se os dados à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram insatisfação dos profissionais de enfermagem diante da necessidade de trabalhar em meio aos improvisos e adaptações, que surgem como táticas para minimizar a precarização das condições laborais, fruto de uma ideologia defensiva dos trabalhadores de enfermagem ante as adversidades do meio laboral. Conclui-se que as adaptações e improvisações desgastam os trabalhadores de enfermagem, repercutindo diretamente na qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR513.1