Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O contexto de trabalho e os fatores intervenientes ao consumo de pesquisa por enfermeiros assistenciais / El contexto de trabajo y los factores intervinientes en el consumo de investigaciones por enfermeros asistenciales / The work context and the intervenient factors for the consumption of research by clinical nurses

Silva, Ítalo Rodolfo; Silva, Thiago Privado da; Ferreira, Maria José Carvalho; José, Sabrina Ayd Pereira; Leite, Joséte Luzia.
Cogit. Enferm. (Online) ; 23(2): e53447, abr-jun. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974974
RESUMO

Objetivo:

compreender, na perspectiva de enfermeiros assistenciais e pesquisadores, as influências que o contexto de trabalho exerce sobre o consumo de pesquisa por enfermeiros assistenciais.

Metodologia:

pesquisa qualitativa cujos referenciais teórico e metodológico foram a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 10 enfermeiros assistenciais e seis enfermeiros pesquisadores, vinculados a instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram captados mediante entrevista semiestruturada, entre outubro de 2014 e março de 2015.

Resultados:

dimensões da cultura organizacional e do gerenciamento de enfermagem surgiram como aspectos influenciadores do consumo de pesquisa pelo enfermeiro assistencial. Nestes, estão liderança, recursos humanos, físicos, flexibilidade e incentivo para a busca de competências a partir da pesquisa. Conclusão na dimensão assistencial, o consumo de pesquisa é influenciado por fatores multifacetados, relacionados com a valorização do capital humano que sofre e exerce influência na dinâmica organizacional a partir do conhecimento científico atualizado.
Biblioteca responsável: BR501.1