Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integração ensino-serviço em saúde: diálogos possíveis a partir da cogestão de coletivos / Health teaching-service integration: possible dialogues from collective co-management

Vendruscolo, Carine; Ferraz, Fabiane; Trindade, Letícia de Lima; Khalaf, Daiana Kloh; Kleba, Maria Elisabeth; Prado, Marta Lenise do.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(4): e20180237, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-975206

Objetivo:

Analisar a gestão do Pró-Saúde a partir de um espaço dialógico intersetorial de integração ensino-serviço.

Método:

Estudo de caso, cujas informações foram produzidas mediante observação de reuniões de instâncias gestoras intersetoriais e entrevistas com membros do Prisma da Formação em Saúde, entre 2012-2013. Utilizou-se a proposta operativa para análise de dados qualitativos, à luz da Metodologia de Formação e Apoio Paidéia para a cogestão de coletivos.

Resultados:

As instâncias se apresentaram como possibilidade democrática de compartilhamento de poder dos representantes da universidade (campo da teoria) e do serviço (campo da prática), consonante com o Apoio Paidéia. Contudo, é necessário que as pessoas envolvidas se apropriem das estratégias que fomentem a reorientação do ensino e qualifiquem a escuta no espaço coletivo.

Conclusão:

A cogestão de processos de reorientação da formação, ao fomentar o diálogo entre ensino e serviço, potencializa a práxis na gestão em Saúde e viabiliza mudanças na formação e na atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1