Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Creation and validation of a health guidance booklet for family members of children with sickle cell disease / Elaboración y validación de libreta de orientación en salud para familiares de niños con enfermedad falciforme / Elaboração e validação de caderneta de orientação em saúde para familiares de crianças com doença falciforme

Figueiredo, Sarah Vieira; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Mota, Clarice Santos; Oliveira, Roselene Soares de; Gomes, Ilvana Lima Verde.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(1): e20180231, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-975234
RESUMO Objetivou-se elaborar uma caderneta de acompanhamento e orientação em saúde sobre a doença falciforme para familiares de crianças com essa enfermidade, e realizar a sua validação. Trata-se de estudo metodológico, realizado de maio de 2017 a fevereiro de 2018, de elaboração e validação de uma tecnologia educacional, construída a partir de pesquisa de campo prévia em hospital pediátrico do Ceará (parecer ético nº1.994.879 e nº1.955.727). A validação de conteúdo e aparência aconteceu por juízes especialistas, técnicos e de comunicação; após os ajustes, ocorreu a avaliação por representantes do público alvo. A análise foi através do Índice de Concordância.

Resultados:

A avaliação dos juízes técnicos e especialistas alcançou Índice de Concordância global de 0,93, caracterizando a caderneta como de boa qualidade. Os juízes de comunicação avaliaram todos os itens como superior. Quanto aos familiares, todos concordaram que a caderneta estava adequada. Conclui-se que a caderneta foi devidamente elaborada e validada quanto ao seu conteúdo e a sua aparência. Implicações para a prática essa tecnologia educacional constitui importante instrumento a ser utilizado por profissionais de saúde, visando contribuir para o aumento do conhecimento dos familiares de crianças com doença falciforme.
Biblioteca responsável: BR442.1