Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Creative and sensitive production of care-educational technology for families of children with gastrostomy / Producción sensible y creativa de tecnología cuidativo-educativa para familias de niños con gastrostomía / Produção sensível e criativa de tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia

Caldas, Ana Caroline Silva; Dias, Rosilda Silva; Sousa, Santana de Maria Alves de; Teixeira, Elizabeth.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(1): e20180144, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-975242
Resumo

Objetivo:

Descrever o processo de produção de uma tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia a partir dos modelos de Hildegard Peplau e de Paulo Freire.

Método:

Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada entre outubro de 2016 a fevereiro de 2017 em três unidades de saúde e uma unidade domiciliar em São Luís, MA, Brasil. Participaram 13 familiares. Utilizou-se do método criativo sensível à dinâmica corpo saber, a entrevista semiestruturada e observação. A análise foi temática.

Resultados:

Das situações-problema que emergiram do corpus, foram construídos os conteúdos da tecnologia, com descodificação em subtemas. Tecnologia do tipo impressa (cartilha), intitulada A criança e sua gastrostomia um guia para famílias e cuidadores. Contém 24 páginas e nove tópicos de conteúdo, com textos e imagens.

Conclusão:

Emergiram evidências sociais que favorecem a produção de uma tecnologia sensível à realidade, que após validação, ajudará as famílias. Implicações para a prática A cartilha poderá ser utilizada nas atividades assistenciais e de ensino.
Biblioteca responsável: BR442.1