Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência doméstica ou violência intrafamiliar: análise dos termos / Violencia doméstica o violencia intrafamiliar: análisis de los términos / Domestic violence or family violence: analysis of terms

Miura, Paula Orchiucci; Silva, Ana Caroline dos Santos; Pedrosa, Maria Marques Marinho Peronico; Costa, Marianne Lemos; Nobre Filho, José Nilson.
Psicol. soc. (Online) ; 30: e179670, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-976660
Resumo Os termos Violência Doméstica (VD) e Violência Intrafamiliar (VI) são identificados na literatura com significados ora semelhantes, ora distintos. O objetivo deste trabalho foi identificar, analisar e compreender o uso dos termos VD e VI em artigos acadêmicos na área da psicologia. O método utilizado foi a revisão sistemática. Os termos VD e VI foram pesquisados nos artigos on-line da Revista Psicologia & Sociedade. Identificaram-se 46 artigos, sendo o uso do termo VD unânime quando se refere à violência de gênero e contra a mulher; já quando a violência se refere às crianças e adolescentes, observou-se uma maior diversidade no uso dos termos, e com relação à violência contra idosos, a prevalência foi do termo VI. Conclui-se sobre a importância de não reduzir o significado dos termos culminando em uma compreensão limitada ao âmbito microssocial, mas ampliando as reflexões acerca dos conceitos de forma a englobar também dimensões macrossociais.
Biblioteca responsável: BR1896.1