Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The role of three-dimensional ultrasound in pregnancies submitted to cerclage

Borghi, Thais da Fonseca; Carvalho, Mário Henrique Burlacchini de; Amorim Filho, Antonio Gomes de; Martinelli, Silvio; Zugaib, Marcelo; Francisco, Rossana Pulcineli Vieira.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 64(7): 620-626, July 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-976837
RESUMO

OBJETIVOS:

Determinar quais características ultrassonográficas obtidas por meio da ultrassonografia transvaginal bidimensional (USG TV 2D) e tridimensional (USG TV 3D) associam-se ao parto prematuro em gestantes submetidas à cerclagem profilática e terapêutica.

MÉTODOS:

Sessenta e seis gestantes com feto único submetidas à cerclagem profilática ou terapêutica e acompanhadas no ambulatório de Aborto Habitual da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, entre 10 de juho de 2012 e 30 de outubro de 2015, foram avaliadas longitudinalmente, por meio das US TV 2D e US TV 3D associadas ao power Doppler para avaliação do VI, FI e VFI, nos três trimestres da gestação. Os resultados foram avaliados em relação ao parto em idade gestacional (IG) menor que 34 semanas e maior ou igual a 34 semanas, assim como em relação à idade do parto como variável contínua.

RESULTADOS:

O comprimento do colo uterino (CC) e a distância do ponto de cerclagem ao orifício interno do colo uterino (POI) diminuíram de forma significativa entre o segundo e terceiro trimestres da gestação. O CC, o POI e o afunilamento cervical no terceiro trimestre da gestação tiveram relação com a ocorrência de parto em IG<34 semanas. Na análise de regressão de COX, em que a variável de interesse foi o tempo até o parto, o volume do colo uterino no segundo trimestre e o FI e VFI no terceiro trimestre foram significativos.

CONCLUSÃO:

Foi possível identificar parâmetros ultrassonográficos do colo uterino bi e tridimensionais que se correlacionam com a idade gestacional do parto.
Biblioteca responsável: BR1.1