Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modelo ex-vivo com coração bovino: proposta para treinamento de dissecção microscópica e de microanastomoses vasculares / Ex vivo model with bovine heart: a proposal for training microscopic dissection and vascularmicroanastomoses

Olijnyk, Leonardo Desessards; Carvalho, Rodolfo Figueiredo de; Severino, Antonio Generoso; Patel, Krunal; Jotz, Geraldo Pereira; Silva, Carlos Eduardo da; Stefani, Marco Antônio.
Rev. Col. Bras. Cir ; 45(6): e1992, 2018. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-976945
RESUMO O treinamento é um processo que exige paciência e constante prática. A execução de procedimentos microscópicos está presente no dia a dia de diversas especialidades cirúrgicas, mas infelizmente modelos experimentais não são de fácil de acesso. Propomos um modelo com coração bovino usado por residentes e jovens cirurgiões no treinamento de dissecção microscópica e microanastomoses. É descrita a montagem deste modelo, que pode ser realizado de maneira individual e com material acessível aos departamentos cirúrgicos. Nossa experiência na elaboração das peças, assim como, dicas para o processo são descritas no texto. O modelo com miocardio bovino pode ser reproduzido em qualquer centro que disponha de bancadas e instrumental cirúrgico. Dentre as vantagens estão o baixo custo, rápido preparo e grande disponibilidade do tecido utilizado. Consideramos o projeto útil no treinamento de residentes cirúrgicos e jovens cirurgiões.
Biblioteca responsável: BR1.1