Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association between follow-up in health services and antihypertensive medication adherence / Asociación entre seguimiento en servicios de salud y adhesión terapéutica antihipertensiva / Associação entre acompanhamento em serviços de saúde e adesão terapêutica anti-hipertensiva

Albuquerque, Nila Larisse Silva de; Oliveira, Andressa Suelly Saturnino de; Silva, Jacqueline Mota da; Araújo, Thelma Leite de.
Rev. bras. enferm ; 71(6): 3006-3012, Nov.-Dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977592
RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre as características do acompanhamento em serviços de saúde e a adesão ao tratamento anti-hipertensivo em pacientes com doença cardiovascular.

Método:

Estudo analítico, realizado com 270 pacientes com hipertensão internados pela ocorrência de complicação cardiovascular. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2015 e abril de 2016. Analisaram-se variáveis sociodemográficas, presença de diabetes autorreferida, condições de acesso e utilização de serviços de saúde, níveis de pressão arterial e adesão terapêutica por meio do Teste de Morisky-Green (TMG).

Resultados:

A taxa de adesão terapêutica anti-hipertensiva identificada foi de 63,0%. O cadastro no programa Hiperdia não apresentou significância estatística com a adesão. Esta medida foi melhor naqueles que compareceram entre 4 e 6 consultas de enfermagem no ano (p=0,02).

Conclusão:

Os achados fornecem subsídios para a reorientação dos serviços de saúde e suas políticas públicas para a ampliação da adesão terapêutica anti-hipertensiva.
Biblioteca responsável: BR1.1