Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Importance of health guidance for family members of children with sickle cell disease / Importancia de las orientaciones en salud para familiares de niños con enfermedad falciforme / Importância das orientações em saúde para familiares de crianças com doença falciforme

Figueiredo, Sarah Vieira; Lima, Letícia Alexandre; Silva, Débora Pena Batista e; Oliveira, Raquel de Maria Carvalho; Santos, Macedônia Pinto dos; Gomes, Ilvana Lima Verde.
Rev. bras. enferm ; 71(6): 2974-2982, Nov.-Dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977596
RESUMO

Objetivo:

Conhecer as principais necessidades de orientação em saúde de familiares de crianças com doença falciforme.

Método:

Pesquisa qualitativa, desenvolvida em um hospital de referência pediátrica no Ceará, entre abril e maio de 2017, mediante a participação de 12 familiares de crianças com doença falciforme. Os dados foram coletados por meio de entrevistadas semiestruturadas e analisados segundo a Análise Categorial Temática de Bardin.

Resultados:

Os familiares possuíam opiniões divergentes acerca do que seria essa patologia e expressaram expectativa de serem amplamente orientados, desde informações gerais (sinais e sintomas) até outras mais complexas sobre a doença, incluindo principais complicações e formas de preveni-las. Considerações finais A fragilidade em saúde decorrente da pontual e/ou insuficiente orientação recebida pelos familiares reflete a importância de ampliar o conhecimento e sanar as dúvidas desses familiares sobre a doença, o que torna premente o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde por equipes multiprofissionais.
Biblioteca responsável: BR1.1