Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Overweight and associated factors in young adult student girls / Exceso Ponderal y factores asociados en mujeres adultas jóvenes escolares / Excesso Ponderal e fatores associados em mulheres adultas jovens escolares

Costa, Raquel Rodrigues da; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Florêncio, Raquel Sampaio; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Montesuma, Francisca Gomes.
Rev. bras. enferm ; 71(6): 2990-2997, Nov.-Dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977601
RESUMO

Objetivo:

Analisar o Excesso Ponderal (EP) e os fatores associados em mulheres adultas jovens escolares de uma capital do Nordeste brasileiro.

Método:

Estudo analítico, quantitativo, realizado com 546 adultas jovens de 26 escolas de uma capital do Nordeste brasileiro. Após obtenção dos dados pela aplicação de questionário específico, utilizou-se a regressão logística hierarquizada para identificação das variáveis confundidoras e preditoras do EP.

Resultados:

A frequência de casos de EP nesse grupo foi de 36,6%. Na análise bivariada, o EP apresentou associação estatisticamente significativa com raça, situação conjugal, peso na infância e peso elevado na adolescência, EP na família e exposição ao álcool, número de filhos, e idade da menarca. No modelo final da regressão, o EP permaneceu associado com peso na infância e idade da menarca.

Conclusão:

Características relacionadas ao estado nutricional em fases anteriores da vida e questões ginecológicas estiveram associadas ao EP durante a fase adulta jovem da mulher.
Biblioteca responsável: BR1.1