Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mental health as a dimension for the care of teenagers / La salud mental como dimensión para el cuidado de adolescentes / Saúde mental como dimensão para o cuidado de adolescentes

Luz, Rosália Teixeira; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Teixeira, Marizete Argolo; Barros, Andiara Rodrigues; Carvalho, Maria de Fátima Alves Aguiar; Almeida, Mariza Silva.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.5): 2087-2093, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977631
RESUMO

Objetivo:

Analisar demandas no âmbito da saúde mental na perspectiva de adolescentes.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tendo integralidade como categoria analítica. Foi realizado com 21 adolescentes de ambos os sexos, estudantes de duas escolas públicas de um município do interior baiano. O material empírico foi produzido por meio de oficinas de reflexão e analisado por meio da técnica de Análise de Discurso.

Resultados:

Adolescentes valorizam a indissociabilidade entre corpo e mente, reconhecem carência de atenção à dimensão psicológica na rede de saúde, e apontam transtornos psíquicos como resultantes de contextos de vida e de falta de Atenção à Saúde.

Conclusão:

Os serviços de saúde necessitam estruturar-se para atrair adolescentes, reconhecer singularidades por meio de profissionais capacitadas/os para o acolhimento, a escuta e a responsabilização. Urge cumprir o que está definido em políticas públicas e em programas específicos, e que a integralidade tenha centralidade como perspectiva a se concretizar.
Biblioteca responsável: BR1.1