Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing professionals' knowledge regarding the management of waste produced in primary health care / Conocimiento de profesionales de Enfermería sobre manejo de residuos producidos en atención primaria / Conhecimento de profissionais da Enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos produzidos na atenção primária

Matos, Matheus Costa Brandão; Oliveira, Layze Braz de; Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes; Sousa, Álvaro Francisco Lopes; Valle, Andreia Rodrigues Moura da Costa; Andrade, Denise de; Moura, Maria Eliete Batista.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.6): 2728-2734, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977666
RESUMO

Objetivo:

avaliar o conhecimento de profissionais da Enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde produzidos na Atenção Primária.

Método:

estudo descritivo, de abordagem mista, desenvolvido com 42 profissionais de enfermagem integrantes de Unidades Básicas de Saúde de uma capital do Nordeste brasileiro. Variáveis quantitativas foram analisadas no software SPSS 20.0, enquanto depoimentos foram processados no IRaMuTeQ, analisados pela Classificação Hierárquica Descendente e fundamentados no Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

registraram-se baixos scores de conhecimento, associados a determinadas variáveis socioeconômicas e de formação. A partir dos depoimentos, foram identificadas três classes "A disposição inadequada dos resíduos primeiro e principal passo"; "O descarte correto melhora a qualidade do serviço e previne doenças" e "Consequências associadas ao descarte incorreto".

Conclusão:

O conhecimento dos profissionais mostrou-se aquém do necessário para um gerenciamento adequado dos resíduos produzidos na atenção primária e encontrou-se concentrado nas etapas iniciais, sobretudo o descarte.
Biblioteca responsável: BR1.1