Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nematode capilaridae in the tongue of Cerdocyon thous of free life in Brazil / Nematoide capilaridae na língua de Cerdocyon thous de vida livre no Brasil

Pinheiro, Raul Henrique da Silva; Chaves, Isabella Bittencourt Pires; Rodrigues, Rogério Antonio Ribeiro; Branco, Érika; Lima, Ana Rita de; Giese, Elane Guerreiro.
Rev. bras. parasitol. vet ; 27(4): 531-544, Oct.-Dec. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-977937
Resumo O estudo de helmintos de animais selvagens vitimados por atropelamento, ainda é uma prática pouco comum, porém pode ser promissor, uma vez que permite a identificação de helmintos a partir de hospedeiros juvenis e adultos, e atendem às atuais discussões em bioética, as quais priorizam métodos alternativos para o uso de animais. Foram avaliados 3 exemplares de Cerdocyon thous provenientes de doação pós-óbito por atropelamento. Dois deles apresentaram pequenos nematoides adultos inseridos nos tecidos epitelial e conjuntivo da língua. O diagnóstico foi baseado na análise de cortes histológicos que evidenciaram a presença de ovos no interior do nematoide e nas características morfológicas gerais do mesmo. Morfologicamente estes nematoides apresentavam corpo com estrias transversais, abertura bucal simples e lábios ausentes, esôfago trichuroiude com a presença de esticócitos e bandas bacilares ao longo do corpo, característica morfologicamente sugestiva da família Capillariidae e do gênero Capillaria . A presença de nematoides inseridos na língua de C. thous é um fato de extrema importância para o conhecimento da biodiversidade de parasitos zoonóticos circulantes presentes em populações selvagens de canídeos. Porém, permanece obscura a explicação para tais achados, uma vez que tal evento não foi observado no ciclo biológico das espécies até o momento.
Biblioteca responsável: BR1.1