Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Motivos do abuso de substâncias psicoativas por mulheres assistidas em Centro de Atenção Psicossocial / Motivos del abuso de sustancias psicoativas por mujeres asistidas en Centro de Atención Psicosocial / Motives of abuse of psychoactive substances by women assisted in a Psychosocial Attention Center

Soccol, Keity Laís Siepmann; Terra, Marlene Gomes; Padoin, Stela Maris de Mello; Ribeiro, Danilo Bertasso; Siqueira, Daiana Foggiato de; Canabarro, Janaina Lunardi.
Rev. gaúch. enferm ; 39: e20170281, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-978486
Resumo OBJETIVO Compreender os motivos atribuídos por mulheres ao abuso de substâncias psicoativas. MÉTODO Abordagem qualitativa de natureza fenomenológica. Foram entrevistadas 12 mulheres usuárias de substâncias psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, no Sul do Brasil. As entrevistas foram realizadas entre maio e junho de 2013. Os dados foram interpretados à luz da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. RESULTADOS O abuso de substâncias psicoativas é motivado pela influência das pessoas com as quais as mulheres mantêm um relacionamento ou com as quais conviveram. Ainda, as perdas e os conflitos familiares vivenciados também foram como um estopim para o abuso de substâncias psicoativas. CONCLUSÃO A assistência à saúde das mulheres necessita atender além das demandas, na medida em que deve levar em consideração a história de vida dessas mulheres.
Biblioteca responsável: BR1.1