Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades para implantar estratégias de segurança do paciente: perspectivas de enfermeiros gestores / Dificultades para implantar estrategias de seguridad del paciente: perspectivas de enfermeiros / Difficulties to implement patient safety strategies: perspectives of management nurses

Reis, Gislene Aparecida Xavier dos; Oliveira, João Lucas Campos; Ferreira, Andressa Martins Dias; Vituri, Dagmar Wilamowius; Marcon, Sonia Silva; Matsuda, Laura Misue.
Rev. gaúch. enferm ; 40(spe): e20180366, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-978505
Resumo OBJETIVO Compreender as dificuldades para implantação de estratégias de segurança do paciente no ambiente hospitalar na perspectiva de enfermeiros gestores. MÉTODOS Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, realizado em quatro hospitais universitários públicos, utilizando roteiro de entrevista semiestruturada, em janeiro a março de 2015. Amostra composta por 72 enfermeiros. Realizada análise de conteúdo, na modalidade temática. RESULTADOS Identificaram-se as seguintes categorias Dimensionamento do pessoal de enfermagem inadequado; Falha no apoio da alta direção das políticas às ações concretas e; Déficit de adesão dos profissionais às estratégias de segurança do paciente. CONCLUSÕES Para que a instituição obtenha êxito na implantação de estratégias de segurança do paciente faz-se necessário a instituição contar com serviço de educação continuada e permanente, sensibilizar e envolver desde a alta gestão aos colaboradores da linha de frente.
Biblioteca responsável: BR1.1