Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Núcleo de segurança do paciente: o caminho das pedras em um hospital geral / Núcleo de seguridad del paciente: el camino de los obstáculos en un hospital general / Patient safety nucleus: the pathway in a general hospital

Prates, Cassiana Gil; Magalhães, Ana Maria Müller de; Balen, Marizete Aparecida; Moura, Gisela Maria Schebella Souto de.
Rev. gaúch. enferm ; 40(spe): e20180150, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-978512
Resumo OBJETIVO Descrever a experiência da implantação do núcleo de segurança do paciente e as estratégias desenvolvidas para garantir uma assistência mais segura. MÉTODO Relato de experiência da implantação do núcleo e das estratégias para segurança do paciente em um hospital no sul do Brasil, de 2009 a 2017. RESULTADOS A preocupação com a segurança do paciente foi oficializada em 2009 com a criação um serviço específico para gerenciamento dos riscos assistenciais e em 2015 foi nomeado o núcleo de segurança do paciente. Oito estratégias foram implantadas visando disseminar a política de segurança do paciente. CONCLUSÃO Foi observado um avanço na melhoria dos processos relacionados a segurança do paciente na instituição. Apoio da alta direção e engajamento das lideranças foram fundamentais nesta caminhada.
Biblioteca responsável: BR1.1