Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O universo masculino no domicílio: a visão dos homens acerca do Programa Melhor em Casa / The masculine universe in the home: men's views on the Better at Home Program in Brazil / El universo masculino en el hogar: la visión de los hombres acerca del Programa Mejor en Casa

Araújo, Jocelly Ferreira de; Freitas, Fernanda Beatriz Dantas de; Cavalcante, Joseane da Rocha Dantas; Freitas, Jucicleia Maiara da Silva; Silva, Alexandre Ernesto da; Santos, Wallison Pereira dos.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-978841
RESUMO Objetivo Verificar o atendimento das necessidades de saúde na perspectiva de homens usuários do programa de atenção domiciliar Melhor em Casa. Métodos O presente estudo observacional e descritivo, com delineamento qualitativo, foi realizado com homens cadastrados no Programa Melhor em Casa (PMC) no município de Cuité, estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Foram entrevistados 10 homens dos 19 cadastrados no PMC em Cuité. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista norteada por um roteiro semiestruturado. Para os dados utilizou-se a análise de conteúdo de categoria temática proposta por Bardin. Resultados Emergiram três categorias temáticas conhecimento dos homens acerca do problema de saúde que o condicionou à assistência domiciliar; percepção masculina quanto às necessidades de saúde apresentadas no domicílio; e percepção dos homens assistidos sobre as facilidades da assistência domiciliar. Constatou-se que os homens não conheciam aspectos importantes de sua atual condição de saúde, inclusive o motivo que os condicionou à utilização do serviço de saúde. Quanto às facilidades do serviço, foram apontadas a agilidade dos profissionais, a eliminação de grandes filas de espera características dos serviços públicos de saúde e a comodidade do ambiente domiciliar. Conclusões Foi notável a aceitabilidade e a satisfação com a assistência domiciliar por parte dos usuários. Entretanto, constatou-se grande desconhecimento dos entrevistados quanto às suas próprias necessidades no domicílio. Destaca-se a necessidade de novos estudos para ampliar as discussões acerca do cuidado domiciliar.
Biblioteca responsável: BR1.1