Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção do aleitamento materno no sistema prisional a partir da percepção de nutrizes encarceradas / Promoción de la lactancia materna en el sistema penitenciario desde la percepción de las madres lactantes encarceradas / Promotion of breastfeeding in the prison system from the perception of incarcerated nursing mothers

Guimarães, Marcelle Lima; Guedes, Tatiane Gomes; Lima, Luciane Soares de; Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Javorski, Marly; Linhares, Francisca Márcia Pereira.
Texto & contexto enferm ; 27(4): e3030017, 2018. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-979410
RESUMO

Objetivo:

desvelar a promoção do aleitamento materno no sistema prisional a partir da percepção de nutrizes encarceradas, à luz da estrutura dos sistemas abertos de Imogene King.

Método:

estudo qualitativo, desenvolvido em unidade prisional feminina. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 nutrizes encarceradas e a análise dos dados foi orientada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

emergiram sete ideias centrais agrupadas a cada um dos três sistemas abertos de King Sistema Pessoal - A promoção do Aleitamento Materno com foco na saúde da criança; Promoção do Aleitamento Materno Exclusivo de forma impositiva; Sistema Interpessoal - Interação conflituosa com os profissionais da saúde; Relação harmoniosa e de confiança com o Setor Psicossocial; Sistema Social as regras do sistema prisional definindo a duração do Aleitamento Materno; Estrutura física e confinamento como estressores; O ambiente carcerário e suas regras como geradores de estresse e perturbação para a prática do aleitamento materno.

Conclusão:

a promoção do aleitamento materno no cárcere é impositiva e nega a autonomia da nutriz para a tomada de decisão consciente. A organização prisional possui condições peculiares que interferem tanto na prática da amamentação como na assistência à nutriz, o que leva a uma interação ineficiente entre mulheres e profissionais de saúde, dificultando, dessa forma, o alcance da meta do cuidado de enfermagem efetivo e da satisfação com a assistência prestada.
Biblioteca responsável: BR17.1