Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesões na córnea em usuários sob os cuidados intensivos: contribuições à sistematização da assistência de enfermagem e segurança do paciente / Lesiones en la córnea en usuarios bajo los cuidados intensivos: contribuciones a la sistematización de la asistencia de enfermería y seguridad del paciente / Corneal injuires in intensive care patients: contributions to the systematization of nursing care and patient safety

Freitas, Luana da Silva; Ferreira, Márcia de Assunção; Almeida Filho, Antonio José de; Santos, Camila Cristina Girard; Silva, Lucirene Barbosa da.
Texto & contexto enferm ; 27(4): e4960017, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-979419
RESUMO

Objetivo:

desvelar os conhecimentos de enfermeiros sobre lesões na córnea e cuidados preventivos e analisar a Sistematização da Assistência de Enfermagem como estratégia de prevenção e medida de segurança ao paciente em Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

estudo descritivo com de abordagem qualitativa, realizada em hospital de oncologia e transplante de órgãos, em Belém do Pará, Brasil. Foram entrevistados 12 enfermeiros, com uso de roteiro semiestruturado.

Resultados:

evidenciaram-se conhecimentos insuficientes sobre lesões na córnea; a Sistematização da Assistência de Enfermagem não é aplicada na sua plenitude; o impresso padronizado do setor não contempla o diagnóstico de risco de olho seco; não há protocolos de cuidados aos olhos, com impacto na prescrição e execução de cuidados preventivos.

Conclusão:

o conhecimento incompleto e superficial dos enfermeiros sobre lesões na córnea, associado às dificuldades em desenvolver a sistematização de enfermagem, acarreta problema ético e assistencial, culminam na realização de cuidados inadequaquados à prevenção de lesões na córnea, comprometendo a segurança do paciente na unidade de terapia intensiva.
Biblioteca responsável: BR17.1