Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolução temporal de indicadores de saúde bucal em municípios do Rio Grande do Norte / Temporal evolution of oral health indicators in municipalities of Rio Grande do Norte

Araújo, Isabela Dantas Torres de; Machado, Flávia Christiane de Azevedo.
Rev. Ciênc. Plur ; 4(2): 73-86, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-980206

Introdução:

O uso de indicadores é imprescindível para a vigilância à saúde na perspectiva de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços em prol da efetividade das políticas públicas.

Objetivo:

Descrever a evolução temporal dos indicadores de saúde bucal do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 do município de Santa Cruz em comparação com Natal e o Rio Grande do Norte.

Métodos:

Estudo ecológico que utilizou dados disponíveis no DATASUS referentes aos anos de 2008 a 2015 dos indicadores de saúde bucal do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015.

Resultados:

Com relação ao indicador cobertura de equipesde saúde bucal, Santa Cruz ultrapassou os resultados do Estado do Rio Grande do Norte mostrando alta cobertura para a população. Já os indicadoresmédia de escovação dental supervisionada e porcentagem de exodontias em relação aos procedimentos mostraram resultados insatisfatórios.

Conclusão:

Verifica-se que Santa Cruz possui um modelo de atenção odontológico de característica mutilatória e torna-se necessário a melhoria da organização dos serviços de saúde bucal a fim de possibilitar ao usuário do SistemaÚnico de Saúde uma atenção integral com práticas efetivas direcionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1