Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Concepções e práticas pedagógicas dos docentes para o cuidado clínico de enfermagem / Conceptions and pedagogical practices of teachers for the clinical care of nursing

Viana, Jamille Forte; Araujo, Janieiry Lima de; Silva, Lucilane Maria Sales da; Dias, Maria do Socorro de Araujo; Torres, Raimundo Augusto Martins.
HU rev ; 43(4): 339-347, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-980267
Pesquisa exploratória e qualitativa cujo objetivo foi analisar as concepções e práticas pedagógicas na formação de enfermagem para efetivação do cuidado clínico. Participaram da pesquisa 30 docentes-enfermeiros de duas Universidades públicas e uma privada de Fortaleza/CE. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista semiestruturada. Após a análise de conteúdo, três categorias emergiram (A) Formação e Trajetória profissional; expressa as motivações dos enfermeiros para atuarem na docência, para os entrevistados o ato de ensinar surge durante sua trajetória profissional como evento natural e pessoal; (B) Concepções sobre Cuidado, Clínica e Enfermagem, revela como os docentes definem o cuidado clínico de enfermagem, este visto como ato de solidariedade fundamentado em conhecimentos científicos e práticos da enfermagem e de outras ciências. O cuidado deve ser pautado na integralidade com vistas a efetivação da clínica ampliada e (C) Concepções Pedagógicas para o Ensino do Cuidado Clínico em Enfermagem, expõe o pensar e o fazer da enfermagem ao atuar na formação de enfermeiros, nessa categoria os entrevistados colocam que apesar do forte apego ao uso da pedagogia tradicional, no cotidiano da sala de aula é perceptível mudanças metodológicas na prática docente que buscam construir uma enfermagem crítica e reflexiva. Assim, para criar uma enfermagem dinâmica e inovadora é necessário que a prática docente supere desafios inerentes ao ensino do cuidado clínico de enfermagem de modo a ressignificar as concepções e práticas pedagógicas que orientam a formação, a construção da ciência e a qualificação para a docência na área.
Biblioteca responsável: BR378.1