Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de mulheres que utilizaram substâncias psicoativas durante a gestação quanto ao atendimento do profissional / Perceptions of women who used psycho-active substances during the management of the professional attendance

Nascimento, Vagner Ferreira do; Corrêa, Ingrid Karla; Terças, Ana Cláudia Pereira; Lemes, Alisséia Guimarães; Luis, Margarita Antonia Villar.
Semina cienc. biol. saude ; 38(2): 193-204, jul./dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-980853
Este estudo teve como objetivo conhecer as percepções de mulheres que utilizaram substâncias psicoativas durante a gestação quanto ao atendimento do profissional. Seguiu-se o método descritivoexploratório e com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa onze mulheres que utilizaram álcool e/ou outras substâncias psicoativas durante a gestação. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2017 através de entrevista semiestruturada gravada. Utilizou-se a análise de conteúdo, à luz da Teoria de Peplau. A partir das narrativas, emergiram duas categorias descoberta da condição de adicta pelo profissional e pontos positivos e negativos nos atendimentos. As participantes do estudo demonstraram satisfação pelas consultas de pré-natal, mas sinalizaram como ponto negativo a demora nos atendimentos, a comunicação difícil de médicos e formas desrespeitosas no cuidado hospitalar, passando por situações de violência. Diante disso, é importante rever a assistência ofertada às gestantes, em especial na condição de usuárias de drogas, para atenuar prognósticos materno-fetais desfavoráveis e não prejudicar a construção e manutenção das relações interpessoais entre clientes e profissionais.
Biblioteca responsável: BR512.1
Localização: BR512.1