Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Family perception of humane care provided by health care personnel / Percepção dos parentes sobre o atendimento humanizado fornecido pelo pessoal de saúde / Percepción de los familiares acerca de la atención humanizada brindada por el personal de salud

Bautista Rodriguez, Luz Marina; García Calderón, Yari Paola; Medina Chaves, Lessly Johana; Cruz Hernández, Karley Ginary.
Rev. cienc. cuidad ; 15(2): 8-23, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-980970

Objetivo:

Determinar a percepção que tem a família sobre atendimento humanizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de três instituições que prestam serviços de saúde na cidade de Cúcuta.

Materiais e Métodos:

Realizou-se um estudo quantitativo de tipo descritivo de corte transversal com uma amostra de 220 parentes que preencheram os requisitos de inclusão; para a recolecção da informação se utilizou o instrumento denominado "Percepção dos parentes sobre a humanização nas unidades de terapia intensiva", desenhado e validado em Cúcuta por estudantes e docentes de VIII semestre do Curso de Enfermagem da Universidad Francisco de Paula Santander durante o ano 2016. Para determinar a confiabilidade se utilizou o alfa de Cronbach, obtivendo-se um valor de 0,89.

Resultados:

A percepção do atendimento humanizado por parte dos parentes foi moderada no 63 % dos participantes, a comunicação e informação, o apoio emocional e a participação familiar foram as categorias com melhor qualificação, enquanto que o afrontamento e as visitas tiveram os valores mais baixos de qualificação.

Conclusões:

Os participantes do estudo percebem como moderado o atendimento humanizado, já que o relacionam com a qualidade do atendimento que lhes oferecem, tendo em conta as categorias avaliadas na pesquisa. Por outra parte, os parentes apontam que recebem informação e apoio necessário para involucrar-se nas atividades de cuidado, permitindo-lhes uma maior interação com o parente hospitalizado e o pessoal de saúde.
Biblioteca responsável: CO648.1