Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efecto programa de salud domiciliaria en personas ancianas de grupos culturalmente diversos / Effect of the home health care program on culturally diverse elder people / Efeito do programa de assistência domiciliar em saúde de pessoas idosas em grupos culturalmente diversos

Díaz Fernández, Jenny Katherine; Velásquez Gutierrez, Vilma Florisa; López Díaz, Alba Lucero.
Rev. cienc. cuidad ; 15(2): 80-91, 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-980977

Introdução:

Os programas de visitas domiciliares adaptados culturalmente, permitem obter resultados eficientes em populações vulneráveis.

Objetivo:

Avaliar o efeito de um programa de assistência domiciliar em saúde de pessoas idosas com dependência funcional em três grupos culturalmente diversos.

Metodologia:

Estudo quantitativo com dados secundários, provenientes de quatro estudos quase experimentais. Participaram do Programa de Assistência Domiciliar em Saúde 155 pessoas idosas de três grupos culturais habitantes da área urbana da cidade de Bogotá (58), camponeses do município de Cáqueza (30), Afro-colombianos dos municípios de Tumaco (18) e Guapi (49). A informação foi recolhida com as escalas de intensidade da dor, autopercepção da saúde e atividades da vida diária (AVD). Realizou-se uma análise descritiva e um teste dos postos sinalizados de Wilcoxon (teste de hipóteses não paramétrico) em cada grupo. Consideraram-se aspectos éticos.

Resultados:

O programa de assistência domiciliar em saúde para pessoas idosas teve efeito positivo estatisticamente significante nas variáveis da dor, autopercepção e dependência em atividades da vida diária; observou-se especialmente a intensidade da dor em Afro-colombianos e o aumento da independência das atividades da vida diária nos camponeses.

Conclusões:

A obtenção de resultados estatisticamente significantes nas variáveis da dor, autopercepção e dependência nos grupos culturalmente diversos de pessoas idosas, sugere a necessidade de realizar pesquisas sobre programas de assistência domiciliar com perspectiva cultural e com participação de cuidadores, tendo em conta a baixa aderência terapêutica de pessoas idosas com dependência funcional.
Biblioteca responsável: CO648.1