Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A oferta por cotas para exames e consultas especializadas atende às demandas das unidades de saúde da família? / Do quota supply for specialized exams and appointments meet the demands of family healthcare units?

Araújo, Pricila Oliveira; Assis, Marluce Maria Araújo; Santos, Adriano Maia dos; Pereira, Maria José Bistafa.
Rev. APS ; 21(3): 324-334, 01/07/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-981789

Objetivo:

analisar a organização da oferta por cotas para exames e consultas especializadas, a partir das demandas dos usuários das unidades de Saúde da Família, em dois municípios da Bahia, Brasil. Percurso metodológico trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com 91 sujeitos entrevistados (usuários, trabalhadores de saúde e dirigentes), por meio da entrevista semiestruturada e observação sistemática do atendimento. A análise dos dados empíricos foi respaldada na hermenêutica crítica e no fluxograma analisador.

Resultados:

o quantitativo de cotas para exames e consultas especializadas distribuídas para as unidades de saúde da família é considerado, pelos entrevistados, reduzido e insuficiente para suprir a demanda da população, sendo motivo de queixa não somente por parte dos usuários, mas de trabalhadores e dirigentes do sistema. Enfim, a articulação entre a oferta de cotas e as demandas na Saúde da Família não reside apenas na ampliação do número de vagas, mas na reestruturação da rede e do processo de trabalho em saúde.
Biblioteca responsável: BR378.1